Dicas para quem quer começar a andar de bicicleta em São Paulo

Sempre pedalando

É fato que o número de bicicletas nas ruas de São Paulo aumentou consideravelmente nos últimos anos, segundo o IPEA, têm mais bicicletas que carros no Brasil. Podemos sugerir tranquilamente diversos fatores que contribuíram para esse crescimento: transporte público tenso e caro, trânsito caótico, gasolina nas alturas, surgimento de ciclovias, a busca das pessoas por sustentabilidade e saúde, a sensação de liberdade, e claro, por ser uma tendência global, existe até um certo modismo. Andar de bike é legal e todos tem o seu espaço. Mas é fundamental pensar em segurança.

Qual a melhor bicicleta para pedalar na cidade?

Uma pergunta que a gente sempre ouve é sobre qual a melhor bicicleta para andar na cidade? Ou seja, no asfalto. A nossa resposta é sempre a mesma. Sempre falamos qualquer uma. O importante é pedalar, começar a pedalar. Depois desse primeiro contato e da certeza que você realmente quer pedalar mais, rola escolher com calma a melhor bicicleta indicada para o seu tipo de rolê, exatamente para suas medidas. Pode ser uma MTB – Mountain Bike – com marchas que facilita nas subidas, uma bike speed pra quem quer andar rápido, pode ser uma bmx pra que gosta de pular os obstáculos, pode ser até uma bike fixa se tiver freio, porque ela é difícil parar. Usamos como transporte uma bicicleta hibrida e recomendamos. Uma mistura de Caloi 10, MTB e Barra Forte, rápida e confortável. Sob medida para os ombros e joelhos. Um avião!

Todo cuidado é pouco na rua

Quem não está acostumado a sair pedalando por aí no meio dos carros, em ruas mais que movimentadas, da um frio na barriga quando isso acontece pela primeira vez. Conhecemos muita gente que não consegue usar as magrelas como veículo de locomoção, ficam aterrorizados só de pensar nas finas dos carros e nas guias das calçadas. Entendemos, dá medo mesmo. Mas se você seguir algumas dicas de segurança e alguns conselhos, as pedaladas fluem e de forma surpreendente você começa a pedalar cada vez mais longe. Depois de escolher e montar sua parceira de aventuras, é hora de se desligar de tudo e pedalar, pedalar. Confira abaixo algumas dicas de segurança para os ciclistas e para as bicicletas. Recomendamos!

Dicas para os iniciantes da bike

– Capacete sempre.
– Use um tênis adequado. Sola reta, firme.
– Luzes refletoras de segurança.
– Óculos é opcional.
– Calibre os pneus.
– Lubrifique a corrente.
– Regule bem os freios.
– Ajuste a altura do banco para a dobra do seu joelho.
– Evite usar fones de ouvido.
– Celular? Melhor parar a bike para fazer a foto.

Descubra a melhor forma de pedalar

Pra facilitar a inserção de novos ciclistas nas ruas, existem vários grupos, para todos os públicos. Você pode marcar um encontro e sair em comboios no começo é mais seguro. Vemos muitos por ai. Pra começar em companhia de outros ciclistas fica bem mais fácil. Existe também um grupo que te ajuda mesmo a romper a barreira entre o final de semana no parque e a idas e vindas do trabalho… Os Anjos da Bike te acompanham em seu trajeto até você se sentir segurX. É só combinar o valor e o Anjo da “guarda” te guia nas suas primeiras rotas pela maior cidade do Brasil.– Por @renatogpedro

Espero que esse post tenha sido útil pra vocês. Foi como andar de bike pra gente. Foi bom falar sobre!